domingo, 27 de setembro de 2009

Leitura e escrita

Vamos falar sobre a importância da leitura e da escrita.

Eu penso que primeiro, o professor deve preparar a leitura, ou seja, fazer a motivação da leitura, não a reprodução oral do professor sobre o que vai ser lido, mas a conversa sobre o tema do texto, incentivando a participação do aluno, depois, o professor faz a leitura e em seguida, pergunta quem gostaria de fazer a leitura.

Devemos contar histórias todos os dias para os nossos alunos.

O aluno precisa ler, ouvir leituras e escrever para efetivamente aprender a ler e a escrever. Por isso, a ênfase maior no trabalho deve ser o texto (histórias).

O trabalho deve envolver vários tipos de textos e histórias, e ainda textos e histórias criados pelas próprias crianças, em dupla ou em grupo, produzidas oralmente para ser escrito posteriormente.

Selecionar histórias de acordo com o gosto e o interesse das crianças, levando em conta a faixa etária. Procurar leituras que viabilizem o contar, recontar, desenhar para a criança interagir com a história alternando os papéis de leitor, autor, ouvinte.

Cabe ao professor ter em mente e transmitir à criança que a leitura e a escrita não ocorrem só no interior da escola, mas principalmente fora dela.

Evitar utilizar a leitura de histórias apenas com o pretexto de retirar do texto palavras para análise e estudo da língua.

Devemos explicar para nossos alunos, a importância da leitura, pois ela é um exercício ótimo para o corpo, alma e mente. Uma boa leitura faz a pessoa viajar sem sair do lugar e quanto mais se lê mais se aprende, faz com que seu vocabulário melhore cada vez mais. È muito importante no desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem da criança e sua capacidade de interpretação dos fatos.

Acredito que nessas condições garantimos o aprendizado da leitura e da escrita a nossos alunos. Por isso, devemos reservar o horário da leitura nas escolas.

Podemos e devemos usar da criatividade, nossa e das crianças, assim elas passam a gostar de ler e não ler apenas por obrigação.


Vou contar uma história

Bom, no meu primeiro ano de magistério, eu tinha um professor. Eram muito interessantes as aulas dele. A cada dia, ele vinha com uma história, mas ele era muito danado, começava contar a história, quando estava bem interessante, parava de contar e perguntava se nós queríamos saber o final da história. Claro que todas diziam que sim. Sabe o que ele respondia? Que nós fôssemos pesquisar para saber o final da história, mas em casa. E nós íamos atrás da pesquisa.

Na aula seguinte, o professor perguntava? _ Descobriram o final da história?

É um método muito legal e especial de ensinar, pois nós somos curiosos, não achas?


Marlene Mateus de Medeiros

4ª série 01

Curso: Magistério

Um comentário:

Rosamgela disse...

gostei do q foi dito. Acredito que agussar o imaginário infantil com histórias é amelhor forma de incutir em seus hábitos a leitura como modo divertido de conhecimento.
É muito bom ler textos escritos por futuras professoras isso nos faz acreditar na formação de ótimos profissionais.