domingo, 27 de setembro de 2009

A leitura e a escrita na alfabetização em sala de aula

A escola é uma, as salas de aula são algumas, mais as aulas são verdadeiramente diversificadas e multidisciplinares.

Sabe-se que a leitura e a escrita são partes fundamentais do ensino na alfabetização, cada professor sabe a importância, e tem como usá-las no cotidiano escolar. Sendo que a leitura não precisa propriamente o aluno fazê-la, mas também, o professor deve ler e dramatizar ao mesmo tempo, assim despertando o interesse dos alunos e até deixando-os curiosos. Cada professor determina um tempo para essa atividade, muitos utilizam os últimos minutos que têm para estar em sala de aula, mas sempre que fica a leitura para o fim da aula, alguns alunos prestam mais atenção no relógio e na porta para ver se seus familiares chegaram, do que na história que a professora está contando. Então seria um bom horário, após a chegada do recreio, ou até mesmo no início das aulas.

A escrita como se sabe é parte indispensável para a criança quando entra na escola, pois muitas delas entram à escola para ler e escrever, e não para ficarem copiando letrinhas soltas, elas têm como expectativas de que os adultos ensinem-lhes e usem a escrita já de primeira com elas.

A escrita também é fundamental, devem-se usar palavras que estão no cotidiano de cada aluno (método do Paulo Freire), para que os alunos não fiquem perdidos.

Bom, a leitura e escrita caminham juntas, pois quem lê com frequência amplia o vocabulário, tem uma escrita mais formal e com menos erros. Assim mudanças nos nossos hábitos são necessários.


Bruna Freitas de Aguiar

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: