terça-feira, 30 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Camila Constantino Ricardo
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

SÉRIE: 3ª série.

CONTEÚDO: ética e cidadania.

OBJETIVO:
* tomar consciência do que é ética e cidadania;
* compreender a sua importância para viver em sociedade.

AÇÃO DIDÁTICA

No primeiro momento será explicado aos alunos o que é ética, a importância de tê-la para que possamos viver em sociedade, e o que é ser cidadão.
· O que significa ter ética?
· Qual sua importância?
· Lembrar a importância de se ter ética em casa, na escola, e em todos os lugares da sociedade.
· Explicar o que é ser cidadão.
· Lembrar que além do cidadão ter seus direitos, tem também seus deveres a cumprir.
· Mostrar que um cidadão sem ética não é respeitado na sociedade em que vive.

A LEBRE E A TARTARUGA


A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga. – Eu tenho certeza de que se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada. – Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga. – É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte, a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta. Quando dizia que era o animal mais veloz, todos a lembravam de uma certa tartaruga...
Após a leitura do texto será questionado aos alunos:
· Na história a atitude da lebre foi uma atitude ética ao se gabar de que era a mais veloz de todos os animais?
· Em nosso dia-a-dia, acontecem disputas como esta?
· Em que situações e lugares?
· Por quais motivos?
· Esse tipo de atitude pode prejudicar alguém?
· E o que precisamos ter para que isto não aconteça?
· Que atitude uma pessoa com ética tomaria se estivesse no lugar da lebre?
· No fim da história a lebre aprendeu a lição?


ATIVIDADES

Responda!

1) Em sua opinião o que é ter ética e o que é ser cidadão?

2) Cite alguma situação em que haja um cidadão tomando uma atitude anti-ética?
Por exemplo: um aluno desobedecendo às regras da escola em que estuda.

Produção textual!

Crie uma história incluindo ética e cidadania.

Além das perguntas e da produção textual, será realizada também confecções de cartazes que ficarão expostos nos murais da sala de aula informando a todos “A importância da ética para viver em sociedade”.

RECURSOS:
· quadro de giz;
· folha sulfite;
· cartolina;
· revistas.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através do interesse, participação, e através da produção textual.

10 comentários:

sabrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
chaianedesouza disse...

Os seus objetivos foram bem coerentes, dessa maneira os alunos irão saber distinguir a diferença entre ética e cidadania.As atividades foram muito objetivas,mas poderia trabalhar mais as maneiras de se tratar uns aos outros no seu dia a dia.Mas do restante eu gostei muito...Um forte abraço de sua colega Chaiane 401 mag.

sabrina disse...

O Plano de aula foi elaborado de acordo do que foi pedido,principalmente a fábula , as atividades estavam de acordo com o tema e a ação didática. O plano de aula estava muito bom trabalhou as atividades relacionando com texto e os objetivos.

Dayane disse...

Acredito que através dos objetivos; que a nossa colega colocou os alunos entenderão com clareza os conteúdos,e sera uma aula bem produtiva!
Beijos Dayane Santos e Marília;*

luana disse...

O Plano de aula foi de forma coerente, bem elaborado e de acordo com o que foi pedido.
As atividades foram também muito bem elaboradas, de acordo com o texto escrito, e a avaliação foi da melhor forma para ser trabalhada com as crianças pois,ela envolve toda a turma, sem provas individuais.

day disse...

A elaboração do projeto conseguiu os objetivos que foram propostos. As atividades foram coerentes e estão de acordo com o tema e o assunto abordado.

day disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
day disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
franci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graziela disse...

Essa fabula é antiga...

mais otima para se trabalhar com as crianças...

parabens!

os objetivos também estao muito bons e batem com a realidade da sala de aula...

bjao meninas.