sábado, 27 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Chaiane Guerreiro de Souza
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

TEMA: ética e cidadania.

SÉRIE: 2ª série.

OBJETIVOS:
· conscientizar os alunos de uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem;
· considerar a disciplina que propõe compreender os critérios e os valores que orientam o julgamento da ação humana, esclarecer se determinada conduta seja correta ou errada.

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa: interpretação da fábula.
Matemática: probleminhas.
Arte: desenho.
Ciências: natureza.
Ensino Religioso: respeito.

AÇÃO DIDÁTICA

Questionar com os alunos as atitudes que cometemos e de falar sempre a verdade, mesmo que essa postura mude a nossa vida.
Distribuir materiais para que eles possam ler e ter nas mãos esse padrão de conhecimentos, ou melhor, uma concepção de indiferença.
Aprimorar o conhecimento das letras que compõem as palavras ética e cidadania.
ATIVIDADES

Língua Portuguesa

O SAPO E A COBRA

Era uma vez um sapinho que encontrou um bicho comprido, fino, brilhante e colorido deitado no caminho.
_ Alô! Que é que você está fazendo estirada na estrada?
_ Estou me esquentando aqui no sol. Sou uma cobrinha, e você?
_ Um sapo. Vamos brincar?
E eles brincaram a manhã toda no mato.
_ Vou ensinar você a pular.
E eles pularam a tarde toda pela estrada.
_ Vou ensinar você a subir na árvore se enroscando e deslizando pelo tronco.
E eles subiram.
Ficaram com fome e foram embora, cada um para sua casa, prometendo se encontrar no dia seguinte.
_ Obrigada por me ensinar a pular.
_ Obrigado por me ensinar a subir na árvore.
Em casa, o sapinho mostrou à mãe que sabia rastejar.
_ Quem ensinou isso pra você?
_ A cobra, minha amiga.
_ Você não sabe que a família cobra não é gente boa?
Eles têm veneno. Você está proibido de brincar com cobras. E também de rastejar por aí. Não fica bem.
Em casa, a cobrinha mostrou à mãe que sabia pular.
_ Quem ensinou isso para você?
_ O sapo, meu amigo.
_ Que besteira! Você não sabe que a gente nunca se deu com a família Sapo? Da próxima vez, agarre o sapo e ... bom apetite! E pare de pular. Nós cobras não fazemos isso.
No dia seguinte, cada um ficou na sua.
_ Acho que não posso rastejar como você hoje.
A cobrinha olhou, lembrou do conselho da mãe e pensou: “Se ele chegar perto, eu pulo e devoro ele”.
Mas, lembrou-se da alegria da véspera e dos pulos que aprendeu com o sapinho. Suspirou e deslizou para o mato.
Daquele dia em diante, o sapinho e a cobrinha não brincaram mais juntos. Mas ficavam sempre no sol, pensando no único dia em que foram amigos.

Compreensão e interpretação do texto

1) Quem disse o quê? Transcreva as falas no caderno e identifique a personagem responsável por elas.

_ Você está proibido de brincar com cobras.

_ Você não sabe que a gente nunca se deu com a família Sapo?

2) Copie no caderno as falas a seguir e escreva ao lado o nome de quem mencionou cada uma.

a) “_ Obrigada por me ensinar a pular”.

b) “_ Obrigado por me ensinar a subir na árvore”.

3) Explique, com suas palavras, a idéia principal do texto.

4) Escreva, em seu caderno, as ações realizadas pelas personagens abaixo:

a) sapo
b) cobra

Arte

Hora de diversão...
1) Desenhe as personagens do texto.
2) Cantar a música do sapo:

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mais que chulé!

Havia um sapo,
Na beira do rio,
De camisa verde,
Sentindo frio,
Não era sapo,
Nem perereca,
Era o Paulo só de cueca.

RECURSOS:
· livro didático;
· lápis;
· caderno de desenho;
· aparelho de som;
· CD.

AVALIAÇÃO:
· participação;
· corrigir os cadernos;
· criatividade;
· comportamento.


REFERÊNCIAS:
· Vivência e construção: Língua Portuguesa. Autores: Claudia Miranda, Angélica Carvalho, Vera Lúcia Rodrigues.

Nenhum comentário: