sábado, 27 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Graziela Mendes da Silva
Professora: Constancia Patricio Fretta

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodólogicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

CONTEÚDO: ética e cidadania.


OBJETIVOS:
· levar os alunos a identificar as vantagens de se viver em sociedade sabendo respeitar uns aos outros;
· enfatizar na questão que somos ajudados, mas também temos que ajudar ao próximo;
· melhorar o clima de sala de aula;
· fortalecer a amizade entre as crianças.

AÇÃO DIDÁTICA

Iniciar a aula com a fábula do rato e trabalhar a moral da história, ler junto com eles e fazer um debate sobre a atitude dos outros animais com o rato e o que poderia mudar.

A FÁBULA DO RATO

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.
Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
_ Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
A galinha disse:
_ Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e disse:
_ Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
_ Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. será lembrado nas minhas orações.
O rato dirigiu-se à vaca. E ele lhe disse:
_ O quê? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.
Naquela noite, ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado à cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
“Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira em casa, toda fazenda corre risco.

Moral da história: “O problema de um é problema de todos.”

ATIVIDADES

Português

Com relação ao texto, responda:
1) O rato ao ver o pacote achou que era uma ratoeira?
2) Qual foi sua reação ao saber que se tratava de uma ratoeira?
3) O que a galinha lhe disse?
4) Por que a esposa do fazendeiro morreu?
5) Você acha que os animais pensaram certo ao não ajudar o rato por que não era problema deles?
6) E se os animais tivessem agido diferente, a história teria um final feliz?

Agora, faça você a sua fábula, mude o final dessa história.

Ciências
· trabalhar a vida rural;
· os animais que aparecem na história.

ATIVIDADES

1) Entre os animais (rato, galinha, vaca, porco, cobra) identifique qual deles precisam de outro animal de sua espécie para se reproduzir.
2) Como chamamos a classe dos animais que nascem dos ovos?
3) E a classe dos que se reproduzem sexualmente?
4) Procure em revistas figuras que representem sua história. Os animais, a casa, a ratoeira, o hospital, as ruas, a fazenda, os meios de locomoção, etc. e lembre-se a história se passa em uma fazenda.
5) Com a fábula reproduzida, identifique as figuras que mais são diferentes de nosso ambiente, da cidade.

Matemática

ATIVIDADES

1) Quantos animais têm na história?
2) Problemas:
a) A galinha põe em média 2 ovos por dia, o fazendeiro guarda a metade para o seu consumo, e a outra metade, ele irá vender. Passando um mês seu tio quer comprar 45 ovos. Quantos ovos irão faltar?
b) O senhor rato vai casar, e convidou toda a ratalhada da região que deu no total 126 ratos, mandou encomendar 63 kg de queijo. Quanto cada rato poderá comer?
c) O porco resolveu ir passear na casa de sua sogra, levará toda sua família num carrinho de mão, sendo que cabem dois porcos por vez. Quantas vezes ele terá que ir e vir para levar sua esposa, 2 filhos, o seu pai, a sua mãe e 3 primos?
3) Multiplique pela quantidade de animais da fábula.
a) 36591
b) 987652
c) 13415
d) 4561
e) 1456456
4) Agora, divida pela quantidade de animais que ficaram vivos no final da história.
a) 62848
b) 446840
c) 8642
d) 30648
d) 106842

Redação coletiva do filme “Irmão urso”. Todos contribuirão e ao final fixaremos na porta da sala com pensamentos e aprendizagens que o filme trouxe para as crianças.

RECURSOS:
· revistas;
· jornais;
· cola;
· tesoura;
· livros com fábulas;
· caderno de cada matéria que será trabalhada;
· papel pardo;
· quadro e
· giz.

AVALIAÇÃO:
· correção das atividades;
· participação na aula;
· interesse e participação no teatro;
· avaliar as fábulas que mudarão o final e ver se corresponderam os meus objetivos. E se conscientizarem de que o BEM é sempre o melhor caminho;
· observar o trabalho e a colaboração junto ao grupo.

SÉRIE: 4ª série do Ensino Fundamental.

DURAÇÃO: uma aula para introdução e discussão sobre a fábula, duas aulas de português, uma de ciências, duas de matemática, uma para montar o cartaz, uma para ir à biblioteca, três para o teatro e resumos das fábulas, e uma para escolher uma e mudar o final da fábula para entregar, três aulas para o filme, junto com a dinâmica.

Nenhum comentário: