E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Cali Simone Silva da Silva Pinho
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01
PLANO DE AULA
SÉRIE: 2ª série.
CONTEÚDO: texto “A galinha ruiva”.
OBJETIVO:
· reconhecer a importância do companheirismo e trabalho em grupo, e a influência de nossas ações em nossas vidas.
METODOLOGIA
Fazer a leitura do texto ”A galinha ruiva” com os alunos, ressaltando pontos como parceria e solidariedade.
ATIVIDADES
RESPONDA
1) Qual a personagem principal do texto?
2) Quantos animais aparecem nesta história?
3) Você concorda com a atitude que a galinha tomou?Justifique.
4) Como os outros animais poderiam ter agido, para também comer o pão fresquinho?
Com ajuda da professora, procure no dicionário o significado das palavras abaixo.
a) egoísmo e) preguiça
b) solidariedade f) interesseiro
c) gentileza g) honestidade
d) mesquinho h) generoso
Crie em seu caderno outro final para a história, no formato de história em quadrinhos.
RECURSOS:
· texto “A galinha ruiva”;
· caderno dos alunos;
· lápis preto e de cor;
· borracha e dicionário.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pelo envolvimento com as atividades e compreensão do assunto.
Texto complementar
A GALINHA RUIVA
Era uma vez... uma galinha ruiva com seus dois filhotes bem amarelinhos. Morava em uma pequena casinha dentro de uma linda fazenda.
Um belo dia, a galinha ruiva encontrou um pé de trigo. Quando ia saindo de casa, encontrou um gato e perguntou:
- Quer plantar este trigo?
- Eu? –Não senhora, disse o gato.
Mais adiante, encontrou um cachorro:
- Quer plantar este trigo?
- Eu?- Não senhora, disse o cachorro.
Encontrou-se com um pato e indagou:
- Quer plantar este trigo?
- Eu? – Não senhora, disse o pato.
Pouco depois, encontrou um porco:
- Quer plantar este trigo?
- Eu? – Não senhora, disse o porco.
- Bem, já que é assim, disse-lhes a galinha ruiva, então eu mesma planto.
E plantou o trigo num lugar bem ensolarado.
Veio à chuva, depois o sol, e o trigo ficou bem viçoso, floresceu e amadureceu.
A galinha ruiva perguntou:
- Quem quer colher o trigo?
-Eu não, disse o gato.
- Eu não, falou o cachorro.
-Eu não, negou-se o pato.
- Eu não, recusou o porco.
- Bem, já que é assim, eu mesma colho, afirmou a galinha ruiva.
A galinha ruiva indagou de novo:
-Quem quer debulhar o trigo?
- Eu não,recusou o gato.
- Eu não, disse o cachorro.
- Eu não, falou o pato.
- Eu não, negou-se o porco.
- Bem, já que é assim eu mesma debulho.
A galinha ruiva voltou a perguntar:
- Quem quer levar os grãos ao moinho para fazer farinha?
- Eu não, disse o gato.
- Eu não, disse o cachorro.
- Eu não, disse o pato.
- Eu não, disse o porco.
- Bem, já que é assim, eu mesma levo, disse a galinha ruiva.
E bem depressa ela estava de volta com a farinha.
A galinha ruiva perguntou novamente:
- Quem quer fazer o pão?
- Eu não, disse o gato.
- Eu não, disse o cachorro.
- Eu não, disse o pato.
- Eu não, disse o porco.
- Bem, já que é assim, eu mesma faço, disse a galinha ruiva.
A galinha ruiva insistiu:
-Quem quer assar o pão?
- Eu não, disse o gato.
- Eu não, disse o cachorro.
- Eu não, disse o pato.
- Eu não, disse o porco.
- Bem, já que é assim, eu mesma asso, disse a galinha ruiva.
Quando a galinha ruiva tirou do forno aquele pão torradinho e cheiroso, aí todos queriam comê-lo.
Então ela lhes disse:
Trabalhar... vocês não quiseram. Agora quem vai comê-lo sou eu com meus filhos.
_ E comeram o pão inteirinho até as migalhas.
Texto extraído da coleção infantil ”Paraíso da criança V”.
Adaptação: Honório Ângelo Demarchi.
EDELBRA – INDÚSTRIA GRÁFICA E EDITORA LTDA.
Tangram
Há 9 anos
Um comentário:
Seu plano está ótimo e bem apresentável.Parabéns continue assim.
Postar um comentário