terça-feira, 2 de setembro de 2008

PLANO DE AULA: TEMA" INCLUSÃO"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Alunas: Daiane Pereira de Assis e Daiane Nazário dos Santos

4º Magistério 01


PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR


TEMA: Inclusão

Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social, geralmente ligada a pessoas de classe social baixa, nível escolaridade, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras, que não tem acesso a várias oportunidades.

Inclusão social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do país, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.

Por isso é importante conscientizar as crianças que não há nada, nenhum problema que nos impeça de conviver com pessoas diferentes, com deficiências. Podemos ser amigos, basta haver respeito.

OBJETIVOS:

* Conscientizar os alunos sobre a importância da inclusão, e o respeito às diferenças.

* Localizar no mapa o habitat dos pingüins.

* Despertar o gosto pela leitura e produção textual.

* Interpretar o texto.

* Resolver as quatro operações matemáticas, usando situações problemas.

* Identificar as causas do derretimento das geleiras.

* Ajudar a produzir a árvore genealógica, conhecendo sua própria história até os dias de atuais.

* Analisar mapas.

CONTEÚDOS

Língua Portuguesa:

* produção de texto;

* interpretação;

* leitura.

Matemática:

* adição;

* subtração;

* multiplicação;

* divisão;

* situações problemas.

História:

* tempo.

Geografia:

* paisagem;

* localização.

Ciências:

* animais;

* o ambiente.

AÇÃO DIDÁTICA

  • Passar o filme “Happy Feet” aos alunos.
  • Fazer perguntas de interpretação sobre o filme.
  • Pedir aos alunos que escrevam em uma folha a parte do filme que mais lhe chamaram a atenção.
  • Fazer uma pesquisa utilizando revistas, jornais, internet e trazer para a escola para discussão em sala.
  • Passar no quadro o texto “O patinho feio” adaptado de um conto de Hans Christian Andersen.
  • Falar para os alunos sobre as diferenças e destacar a deficiência.
  • Fazer atividades no caderno, relacionadas ao texto.
  • Junto com os alunos, identificar no globo os locais mais gelados do mundo, anotando no caderno.
  • Pedir aos alunos que tragam fotos do primeiro ano de vida até os dias atuais para montarmos a história de vida de cada um, formando uma linha do tempo.
  • Trazer também o nome dos familiares para produzir a árvore genealógica.
  • Realizar atividades matemáticas.
  • Conversar com os alunos sobre o derretimento dos pólos, a poluição dos mares e frisar que o respeito deve permanecer acima de tudo.

RECURSOS:

  • quadro de giz;
  • giz;
  • aparelho de TV e DVD;
  • revistas;
  • jornais;
  • globo terrestre;
  • textos;
  • cadernos dos alunos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da participação, interesse dos alunos e atividades realizadas no caderno.

Texto: O Patinho Feio

Era uma vez uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:

_ Meu Deus, que patinho tão feio!

Quando a mãe pata nadava com os filhotes, todos os animais da quinta olhavam para eles.

_ Que pato tão grande e feio?

Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:

_ Vai-te embora, porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!

Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em vôo. O cão dos caçadores perseguiu-o furioso.

Conseguiu escapar do cão, mas não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.

_ Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que a velhinha com um cãozinho o encontrou.

_ Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho! E levou-o para casa.

Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: “Desde que este patucho está aqui, ninguém me liga”.

Voltou a primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e, além disso, comia muito, porque estava a ficar muito grande.

O gato então aproveitou a ocasião:

_ Vai-te embora! Não serves para nada!

A nadar chegou a um lago em que passavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas, quando, ao ver-se refletido na água, viu nada mais, nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.

Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.

Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:

_ Que cisnes tão lindos!

(Adaptação de um conto de Hans Christian Andersen)

Responda:

1) Qual o título do texto?

2) Você gostou da história?

3) A história falava sobre o quê?

4) Você conhece alguém que seja diferente?

5) E você sabe qual tipo de deficiência essa pessoa tem?

6) Você acha que essa pessoa é igual as outras pessoas?

7) Você respeita essa pessoa?

8) Como devemos tratar essas pessoas?

Matemática

1) Encontramos 1 pingüim separado do grupo que contém 12 pingüins. Desse grupo, 4 aproximaram-se do pingüim que estava sozinho, e mais 8 pingüins entraram no grupo que foi deixado pelos outros 4 pingüins assim formando 2 grupos. Com quantos pingüins ficou cada grupo?

2) Resolva com muita atenção:

a) 12-2:5=

b) 32-10+20=

c) 50X2: 2=

Produza um texto descrevendo:

- Como é paisagem em um lugar habitado por pingüins?

_Quais são os hábitos dos pingüins?

_ Será que eles conseguiram viver em um lugar onde predomina o calor?

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual é realmente a resolução do problema do pinguim?

Anônimo disse...

Como se resolve o probleminha do pinguim, pois está confuso?