E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Daiane Pereira de Assis e Daiane Nazário dos Santos
4º Magistério 01
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
TEMA: Inclusão
Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social, geralmente ligada a pessoas de classe social baixa, nível escolaridade, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras, que não tem acesso a várias oportunidades.
Inclusão social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do país, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.
Por isso é importante conscientizar as crianças que não há nada, nenhum problema que nos impeça de conviver com pessoas diferentes, com deficiências. Podemos ser amigos, basta haver respeito.
OBJETIVOS:
* Conscientizar os alunos sobre a importância da inclusão, e o respeito às diferenças.
* Localizar no mapa o habitat dos pingüins.
* Despertar o gosto pela leitura e produção textual.
* Interpretar o texto.
* Resolver as quatro operações matemáticas, usando situações problemas.
* Identificar as causas do derretimento das geleiras.
* Ajudar a produzir a árvore genealógica, conhecendo sua própria história até os dias de atuais.
* Analisar mapas.
CONTEÚDOS
Língua Portuguesa:
* produção de texto;
* interpretação;
* leitura.
Matemática:
* adição;
* subtração;
* multiplicação;
* divisão;
* situações problemas.
História:
* tempo.
Geografia:
* paisagem;
* localização.
Ciências:
* animais;
* o ambiente.
AÇÃO DIDÁTICA
- Passar o filme “Happy Feet” aos alunos.
- Fazer perguntas de interpretação sobre o filme.
- Pedir aos alunos que escrevam em uma folha a parte do filme que mais lhe chamaram a atenção.
- Fazer uma pesquisa utilizando revistas, jornais, internet e trazer para a escola para discussão em sala.
- Passar no quadro o texto “O patinho feio” adaptado de um conto de Hans Christian Andersen.
- Falar para os alunos sobre as diferenças e destacar a deficiência.
- Fazer atividades no caderno, relacionadas ao texto.
- Junto com os alunos, identificar no globo os locais mais gelados do mundo, anotando no caderno.
- Pedir aos alunos que tragam fotos do primeiro ano de vida até os dias atuais para montarmos a história de vida de cada um, formando uma linha do tempo.
- Trazer também o nome dos familiares para produzir a árvore genealógica.
- Realizar atividades matemáticas.
- Conversar com os alunos sobre o derretimento dos pólos, a poluição dos mares e frisar que o respeito deve permanecer acima de tudo.
RECURSOS:
- quadro de giz;
- giz;
- aparelho de TV e DVD;
- revistas;
- jornais;
- globo terrestre;
- textos;
- cadernos dos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação, interesse dos alunos e atividades realizadas no caderno.
Texto: O Patinho Feio
Era uma vez uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:
_ Meu Deus, que patinho tão feio!
Quando a mãe pata nadava com os filhotes, todos os animais da quinta olhavam para eles.
_ Que pato tão grande e feio?
Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:
_ Vai-te embora, porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava
Conseguiu escapar do cão, mas não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.
_ Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que a velhinha com um cãozinho o encontrou.
_ Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho! E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: “Desde que este patucho está aqui, ninguém me liga”.
Voltou a primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e, além disso, comia muito, porque estava a ficar muito grande.
O gato então aproveitou a ocasião:
_ Vai-te embora! Não serves para nada!
A nadar chegou a um lago em que passavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas, quando, ao ver-se refletido na água, viu nada mais, nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.
Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.
Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:
_ Que cisnes tão lindos!
(Adaptação de um conto de Hans Christian Andersen)
Responda:
1) Qual o título do texto?
2) Você gostou da história?
3) A história falava sobre o quê?
4) Você conhece alguém que seja diferente?
5) E você sabe qual tipo de deficiência essa pessoa tem?
6) Você acha que essa pessoa é igual as outras pessoas?
7) Você respeita essa pessoa?
8) Como devemos tratar essas pessoas?
Matemática
1) Encontramos 1 pingüim separado do grupo que contém 12 pingüins. Desse grupo, 4 aproximaram-se do pingüim que estava sozinho, e mais 8 pingüins entraram no grupo que foi deixado pelos outros 4 pingüins assim formando 2 grupos. Com quantos pingüins ficou cada grupo?
2) Resolva com muita atenção:
a) 12-2:5=
b) 32-10+20=
c) 50X2: 2=
Produza um texto descrevendo:
- Como é paisagem em um lugar habitado por pingüins?
_Quais são os hábitos dos pingüins?
_ Será que eles conseguiram viver em um lugar onde predomina o calor?
2 comentários:
Qual é realmente a resolução do problema do pinguim?
Como se resolve o probleminha do pinguim, pois está confuso?
Postar um comentário