terça-feira, 2 de setembro de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO " SEMILIBERDADE"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Aluna: Thayse Machado Julião

3º Magistério 01


Semiliberdade


Semiliberdade é um centro de apoio que cuida de jovens que consumiram drogas e cometeram pequenos furtos. Esse centro foi instalado na comunidade de Ilhotinha, na cidade de Capivari de Baixo.

Desde então, começou a gerar polêmica na comunidade, as pessoas começaram a ficar preocupadas com a presença desses adolescentes e principalmente quando eles foram estudar na Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon, situada na Ilhotinha.

Alguns pais dos alunos da escola são contra isso, não concordam que os mesmos estudem ali, pois os alunos mudaram seu modo de agir, brigas começaram a aparecer com muita freqüência não só na escola como também em outros lugares. Sendo que todas as atitudes ruins evidentes sempre recaiam sobre esses jovens que estão tentando reabilitação.

Por isso, a situação começou a ficar muito complicada devido a esses maus entendimentos.

Em certo momento, uma criança da comunidade levou uma faca para a escola para se defender de um adolescente do Semiliberdade, isso devido a uma troca de olhares ameaçadores entre os dois, houve uma grande confusão.

Algumas medidas foram tomadas, a diretora da escola convocou uma reunião com toda a comunidade (os pais dos alunos da escola, os adolescentes e uma psicóloga). Durante a reunião, pais esclareciam sobre suas dúvidas. Contudo muitos não saíram satisfeitos com os esclarecimentos da psicóloga.

Creio que na vida todo ser humano deva ter uma segunda chance. Contudo, a maioria das pessoas é preconceituosa e não acredita na recuperação desses jovens. Essa atitude faz com que os adolescentes não se sintam bem, prejudicando a recuperação dos mesmos.

Um movimento de moradores está fazendo um abaixo-assinado para a retirada do Centro Semiliberdade. Penso que algo deva ser feito para ficar tudo esclarecido antes que açgumas pessoas façam um abaixo assinado para a retirada desses jovens.

Nenhum comentário: