domingo, 23 de novembro de 2008

COMO FOI A SEMANA TEMÁTICA DO MAGISTÉRIO?

Semana Temática do Magistério
Aluna: Anice Gomes
3ª série: 01 Magistérrio
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp


Cidadania
Hoje, percebi que tenho um problema sério que me leva a inquietação, me tira o sono, me leva a pensar.
Nunca gostei de ser como os outros, de agir igual a todos. Sempre gostei muito de palavras como o porquê, nunca soube direito, como tudo acontecia, mas uma coisa é certa, sempre deixei muitas pessoas em suas cadeiras de couro pomposas ou em suas verdades absolutas incomodadas. Essa noite, tive a grata oportunidade de ouvir uma diretora de escola especial, a Sulane, falou em ser diferente, fez questionamentos e deu algumas respostas para as minhas inquietações.
Mostrou que o diferente e o normal se confundem a ponto de tornar-se um só.
Ela abriu um leque de situações que seria inimagináveis. Mostrou para nós que alguém pode ter Down e dirigir um carro, ter emprego, dançar, ter uma vida social ativa.
Quando se pensava em deficiente se imaginava alguém incapaz ou nas melhores das possibilidades limitado.
Sempre acreditei na capacidade humana de recuperação. Então os exemplos mostrados, os assuntos tratados vêm de encontro as convicções que tenho.
Todos somos iguais, cada qual a seu modo e em seu tempo.
Acredito ser possível construir uma sociedade igualitária, humana e livre de preconceitos.
Mesmo que pareça utopia, já é possível sonhar com isso, afinal não sou a única pessoa que acredita que educação e respeito são armas para vencer essa luta.
(Anice Gomes)



Semana Temática do Magistério
Aluna: Chaiane Guerreiro de Souza
4ª série: 01 Magistério
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp
A palestrante Sulane falou do sistema da Educação Especial, em que a classificação da deficiência mental reflete que deficientes não apresentam limitações em todas as áreas das habilidades adaptativas.
Quer dizer que a maioria pode ter uma vida normal, trabalhar, estudar em escolas normais, mas têm outros que precisam ainda freqüentar a APAE.
Todas as crianças e adultos têm necessidades diferentes uma das outras: umas moderada, leve, profunda, aguda, grave. Mas nem por isso, temos que ter distâncias dessas pessoas. Temos que nos aproximar e de um jeito ou outro fazê-las sentirem-se melhor nesse mundo, pois para elas quem é diferente somos nós.
Cada pessoa é possibilitada a fazer certo tipo de atividade, outras não fazem nada.
Ela citou vários casos, por exemplo: pessoas nas cadeiras de roda podem trabalhar, exercer sua função normalmente, para isso tem que fazer adaptações, só assim elas conseguem fazer trabalhos maravilhosos como: tapetes, quadros(pinturas), envelopes, bolsas, etc.
Já aquelas que têm alguma Síndrome, mas andam, elas trabalham nos mercados, fazem canteiros, pintam os muros, são muito talentosas também.
O mais importante é que todas também pensam em “amar e serem amadas”, terem um parceiro, um namorado, atém pensam em se casar. Claro que essas pessoas precisam de revisões constantes, nas quais os psicólogos e especialistas precisam orientar, conversar para verificar o grau de deficiência.
Tenho dois primos um com síndrome e outro com paralisia cerebral, esses dois campeões estão na APAE, e lá evoluíram muito. Nenhum desses dois garotos vai para a escola regular, mas são muito espertos por causa da APAE, que os ajuda muito no dia-a-dia, eles adoram passear no ônibus amarelo.
Bem, eu adorei essa palestra, quero poder e vou fazer educação especial, quero ter mais conhecimento nesse assunto, onde hoje é top nas conversas.
(Chaiane Guerreiro de Souza)


Semana Temática do Magistério
Aluna: Letícia Inácia da Silva
3ª série: 01 Magistérrio
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp

A palestra que mais me chamou atenção foi da Sulane Pizzollo Stüpp sobre Educação Especial.
A forma que ela abordou esse assunto foi muito interessante, porque nunca estamos prontos para encarar o “diferente”.
Os pais quando recebem a notícia que seus filhos não serão crianças ditas “normais” ficam assustados; porque idealizam um filho dito “perfeito” sem nenhuma limitação física, nem mental, por isso têm dificuldade de aceitar que seus filhos possam ter algum tipo de deficiência, mas com o tempo começam a perceber que seus filhos são vencedores e que vêm ao mundo para dar lições de vida.
Ao final da palestra, foi relatado depoimentos de pais de crianças com síndrome de Down.
Nos depoimentos foram expostas situações constrangedoras, vivências, aprendizados e lições de vida.
Esta palestra mostrou que apesar de suas limitações as pessoas com síndrome de Down têm muito a ensinar.

(Letícia Inácia da Silva)


Semana Temática do Magistério
Aluna: Daiane Florêncio Feliciano
3ª série: 01 Magistério
Tema: Práticas Pedagógicas
Palestrante: Ludimar Teresa de Oliveira

Gostei muito da palestra, pois falou de nossa vida. A palestrante deu um exemplo da pipoca, primeiro ela mostrou umas imagens (um pequeno vídeo). Todos tentaram adivinhar o que era, mas ninguém conseguiu.

Após isso, ela nos falou e mostrou que era o milho de uma pipoca, eu mesma fiquei fascinada, muito incrível. A palestrante através de uma pipoca nos mostrou como é a vida.

Primeiro o milho é colocado em uma panela com óleo fervendo, sem saber o que ia acontecer com ele, depois de um tempo o milho estoura e vira uma linda pipoca. Antes o que era um milho virou uma pipoca.

Mas alguns milhos ficaram com medo e não quiseram estourar e assim ficaram fechados para sempre.

A palestrante nos explicou que assim são as pessoas, ficam com medo de encarar seus problemas e se fecham, já outras enfrentam os problemas e com isso depois descobrem coisas maravilhosas. Enfim, a palestra foi maravilhosa e aprendi muito para minha vida.

(Daiane Florêncio Feliciano)



Semana Temática do Magistério
Aluna: Karoline Machado Julião
3ª série: 01 Magistério
Tema: Direitos da Criança e do Adolescente
Palestrantes: Dr. Valésio Bittencourt e Conselheira Tutelar Srª Maria Aparecida

No dia 30 de outubro, no auditório da Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette, aconteceu uma das palestras referentes a Semana Temática do Magistério.

Na ocasião, recebemos o Dr. Valésio e a Srª. Maria Aparecida que nos esclareceram alguns tópicos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata basicamente dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente.

Com tais esclarecimentos, conseguimos entender a função do Conselho Tutelar e a função da sociedade em geral, porque o Conselho Tutelar juntamente com o Estado faz o que pode para ajudar os menores, como por exemplo, cria casas de recuperação de menores e auxilia os pais a cuidarem de seus menores. Mas deixa bem claro que a obrigação é primeiramente da família, depois da sociedade e por último do Estado.

Em relação à casa de recuperação de menores, ficamos sabendo que em Capivari de Baixo encontra-se uma dessas casas na comunidade da Ilhotinha e é chamada “Semi Liberdade” e procura ajudar os menores a levar uma vida “normal”.

Em minha opinião, foi uma das palestras mais importantes, foi a que mais me interessei, talvez porque ainda sou menor e assim pude saber um pouco mais sobre os meus direitos e deveres como menor cidadã.

(Karoline Machado Julião)



domingo, 9 de novembro de 2008

CURSO METODOLOGIA DA MATEMÁTICA





CURSO METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA



PALESTRA "REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"


Semana Temática do Magistério
Aluna: Marlene Mateus de Medeiros
3ª série: 01 Magistério
Tema: Práticas Pedagógicas
Palestrante: Ludimar Teresa de Oliveira

Ludimar iniciou cumprimentando a todos, e em especial, quem a convidou para estar ali naquele momento. Depois se apresentou, e começou a falar sobre alguns livros que será interessante para nós lermos. Os nomes dos livros são: “Pedagogia da autonomia”, “Uma professora muito maluquinha”, “Fomos maus alunos”, “O amor que ascende a lua”, “Que raio de professora sou eu”, “Quando eu voltar ser criança”. Segundo ela, esses livros são ótimos para quem está no início de formação.

Comentou a importância do educador para a criança. Como as crianças gostam da aula.

Em seguida, colocou um vídeo e perguntou o que cada um de nós estávamos vendo.

Vídeo: “O que será???” Foi muito interessante. Uns falaram que era a lua, outros uma careca, uma barriga de uma grávida, um peixe, um óvulo, cada um viu de um jeito, que ela deu o nome de subjetividade.

Viajamos no tempo, imaginamos várias coisas, enfim era uma coisa tão simples, era um milho que se transformava em uma pipoca. Viajamos tão longe e ela estava tão perto, em nossas mãos, mas não adivinhamos o que era.

Por esse motivo, Ludimar citou Vygostky “Cada um aproxima do seu potencial de sua referência.”

Após continuou falando sobre pipoca, passou novamente um vídeo com uma mensagem “Pipocas da vida”, milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre, assim acontece com a gente. São pessoas de uma mesmice, mas de repente, vem o fogo. A pipoca transforma-se, é uma grande transformação. Bum!

Ela relatou que aquele milho que se recusa a estourar, são aquelas pessoas que por mais que o fogo esquente, elas se recusam a mudar. O destino destas pessoas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. (Rubens Alves)

Falou sobre prática pedagógica, tudo que diz respeito à prática da escola.

Relatou que a prática é o ponto de partida para a teoria. A prática é mudança, dinâmica, capacidade do professor, a ação transformadora. Que existem diferentes professores, várias práticas pedagógicas.

A prática pedagógica é essencialmente a prática do professor. Trabalhar um tema, pesquisar e trazer para reflexão.

A prática e a teoria têm que andar juntas.

Falou também sobre o erro do professor que quer ser dono da sala de aula.

Reclamou das reuniões que ela é chamada a freqüentar, ao chegar, não é reunião pedagógica e sim reunião administrativa. Segundo Ludimar eles confundem.

Mostrou uma reportagem do Jornal Diário do Sul, do dia 15/10/2008, com o professor Aguinaldo, da rede municipal de Tubarão, que desenvolveu um excelente trabalho, com o tema “Ensinando Ciências pela experiência da vida”.

Comentou também que a escola é uma visão de história em quadrinho. A fragmentação do saber é a perda do significado.

Depois apresentou uma atividade. Estava escrita assim:

Complete individualmente as seguintes frases:

1) Aprendo devagar quando.............................

2) Aprendo depressa quando........................................

3) Acho que aprender é fácil...........................................

4) Aprender em grupo...........................................

5) Aprender com os livros...............................................

6) Aprender com alguém.........................................

7) Gosto de aprender quando.....................................

Logo após, falou em motivo, incentivo, que incentivo é trabalhar a realidade do aluno, citou várias vezes Vygotsky e Paulo Freire.

Contou a história de um menino, ele ia à escola e a professora insistia na teoria dela, não queria saber da teoria do menino. Era sobre as flores, dizia mais ou menos assim: “As flores são vermelhas e as folhas são verdes, porque ver as flores de outra forma, além do jeito que elas sempre foram vistas....”

Ludimar perguntou qual a diferença entre conceito e definição, depois mostrou uma frase muito interessante que dizia assim: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

Relatou uma indagação de um menino, ele perguntou para a professora dele: _Professora o índio é animal?

Nós vivemos num mundo com permanente mudança. Ela deu um exemplo de um copo, que pode transformar em um porta-caneta, que tem que trabalhar no contexto, partir para o concreto.

Ludimar relatou também sobre os grandes problemas da educação, muitas crianças ainda fora da escola, baixo nível de aprendizagem, que tem muita coisa boa, mas ainda tem muito que mudar. Temos que ter consciência do valor do contexto da educação, temos que fazer a nossa parte, a sociedade tem que se envolver mais na educação.

Novamente, citou outra frase que dizia: “Se a escola sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda” (Paulo Freire)

Também temos que saber contar histórias, disse Ludimar, saber contar histórias para as crianças, elas adoram!

Temos que saber a importância que há na aprendizagem.

Precisamos mostrar para as nossas crianças que a escola ensina o que há no mundo lá fora.

Em seguida, contou uma história “O menino que lia o mundo” e fez duas perguntas:

  1. Por que às vezes a linguagem da escola é tão diferente da linguagem do aluno?
  2. Você concorda com a história quando cita que a escola tem uma bagagem pronta e gual para todos?

Encerrou com uma música de Leci Brandão: “Professores protetores das crianças do meu país, eu queria e gostaria de um discurso bem mais feliz...”

Eu gostei muito do assunto que Ludimar expôs, a palestra foi muito interessante.

Um abraço!

(Marlene Mateus de Medeiros)












FOTOS DA PALESTRA SOBRE "DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"



ECA "ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"

No dia 30/10/2008 aconteceu a palestra com o Dr. Valésio Bittencourt sobre "Os direitos da criança e do adolescente"



FOTOS DA PALESTRA "REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA"

















































































Curso Metodologia da Matemática
Aluna: Darlene Glória Flores
3ª série: 01 Magistério
Conteúdos: Números naturais, frações e situações-problemas
Palestrante: Manoel Machado Francisco

No dia 25 de outubro de 2008, das 8:00 às 17:00 horas, o professor Manoel revisou um pouco da Matemática. No decorrer do curso, ele tirou muitas dúvidas das alunas incluindo a minha, que aprendi a Matemática de uma forma diferente; e hoje, a forma de aprendizagem está mais avançada, existem muitos livros para o aluno estudar e se aperfeiçoar.

O professor Manoel passou no retroprojetor uma pergunta de reflexão que serviu de lição para nós.

“Por que nos torna tão pouco felizes esta maravilhosa ciência aplicada, que economiza trabalho e torna a vida mais fácil?”

A resposta é simples...

“Porque ainda não aprendemos a nos servir dela com bom senso”. (Einstein 1879 – 1955)

Após, o professor entrou no conteúdo da Matemática explicando sobre o uso do ábaco e do material dourado.

Algumas alunas e a nossa professora Constancia participaram de alguns exercícios, ele elaborava as contas e elas resolviam, foi muito interessante.

Além disso, ele nos ensinou o valor posicional, divisão, fração e equivalência de fração.

(Darlene Glória Flores)



FOTOS DA PALESTRA SOBRE "EDUCAÇÃO ESPECIAL"

Semana Temática do Magistério
Aluna: Mislete Gomes Firmiano
3ª série: 01 Magistério
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp

No dia da palestra sobre Educação Especial foram abordados vários assuntos como:

  • a inclusão das crianças especiais;
  • tipos de deficiências:
  • DV (deficiência visual);
  • DF (deficiência física);
  • DA (deficiência auditiva);
  • PC (paralisado cerebral);
  • DM (deficiência mental) ou DI (deficiência intelectual).

Foi colocado também que essas pessoas (crianças) especiais têm direito a tirar seus documentos como: CPF, título, identidade, carteira de trabalho, mas a maioria dessas pessoas não sabe ler ou escrever.

A questão da quantidade de alunos e professores nas salas de aula da APAE, há mais alunos e poucos funcionários, pois a maioria dos alunos necessita de cuidados como: levar ao banheiro, trocar fraldas, dar banho.

Abordou também a questão da necessidade de ajudar e dar doações para essas instituições: APAEs.

Para incluir uma criança com deficiência especial numa escola normal é preciso algumas adaptações de carteiras, cadeiras, etc. Não é só inseri-la no meio de outras crianças, precisa ser feito todo um trabalho para que essa criança tenha um desenvolvimento em vários aspectos: social, cognitivo, afetivo, entre outros.

Uma criança com deficiência mental é mais difícil adaptar-se a uma escola normal, porque o intelectual dela está defasado. A avaliação das crianças especiais deve ser feita através do processo descritivo e não numérico, através da interação, crescimento e desenvolvimento.

Foi exposta também a questão dos direitos a respeito à aposentadoria, pois há pessoas especiais que têm condições de ir para o mercado de trabalho, conquistar seu lugar e ter seu próprio dinheiro, mas, às vezes, a própria família acaba aposentando essas pessoas e se acomodam. Mas há algumas pessoas que realmente necessitam dessa aposentadoria, pessoas que usam fraldas, sonda, remédios caros e alimentos especiais.

A partir do século XX estabeleceu uma definição para deficiência mental e essa definição diz respeito ao funcionamento intelectual. Trabalha-se nas áreas afetadas e não nas áreas que são normais, o deficiente mental é diferente do doente mental.

A palestra também tratou sobre a síndrome de Down, essas pessoas têm condições de serem inseridas nas escolas, no trabalho, meio social. Mostrou como a família recebe a notícia de que nasceu uma criança com necessidades especiais, a maioria no começo não aceita, mas acaba percebendo que são crianças completamente especiais e que mostram grandes lições de vida.

E para encerrar a palestra, um vídeo muito interessante foi apresentado, nele havia depoimentos de familiares, crianças e adultos especiais, onde nos mostrou famílias muito unidas e felizes.

(Mislete Gomes Firmiano)



Semana Temática do Magistério
Aluna: Eliana de Almeida Figueiredo
3ª série: 01 Magistério
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp

Todo casal quando fazem um plano de ter um bebê esperam uma criança “perfeita”. Mas quando acontece o nascimento e eles percebem que tiveram um filho especial, muitos demoram aceitar está criança, alguns chegam até a se separar. Para outros a chegada de um bebê especial, une mais ainda o casal, juntos unidos essa criança vai crescer com amor, carinho e cuidados especiais que ela precisa.

Em nosso curso, podemos ouvir e ver alguns depoimentos de pais, foi emocionante quando um dos pais disse que se sua filha não fosse especial, ele não teria crescido e aprendido tanto como pessoa, não sabia que uma criança com síndrome de Down era tão inteligente, esperta e carinhosa. Esse pai surpreendeu-se quando conheceu outras crianças portadoras de outras deficiências, quantas coisas elas sabiam e eram capazes de fazer outras pessoas felizes, mesmo com suas limitações.

Existem vários tipos de deficiências: síndromes, mentais, motora, visual, cerebral e outras. Essas pessoas quando são bem tratadas desenvolvem seus talentos, suas habilidades, com a ajuda das APAEs, das famílias, e na escola especial recebem todo o tratamento, com psicólogos, fonoaudiólogos, tratamento dentário, médicos, elas passam por vários etapas de desenvolvimento.

Na APAE de Tubarão, as crianças são preparadas para o mercado de trabalho, mas hoje as dificuldades são muitas, por mais que seja um assunto tão esclarecido, as crianças e adultos especiais sofrem com o preconceito da sociedade, são discriminados com muita frequência em seu dia-a-dia, inclusive nas escolas. Como profissionais hoje, muitos deles só estão empregados e tendo uma vida profissional ativa, por causa de uma lei que obriga contratar funcionários com deficiência nas empresas. Dentro da escola, eles também desenvolvem trabalhos maravilhosos como: tapetes no tear, pinturas, costuras, teatros, danças, balé e hortas maravilhosas.

Ainda existe muito que fazer por essas crianças, mas o trabalho das APAEs está crescendo cada ano que passa, essas professoras, diretores, em geral, são muito competentes, pois estão sempre em busca de ajuda perante os empresários das cidades onde elas residem.

O trabalho com essas crianças é árduo, mas ao mesmo tempo gratificante, elas necessitam de muitos cuidados e esforço físico dos professores e dos que a cercam. Quando você vê um dos seus alunos recebendo uma medalha, aplausos, competindo de igual para igual, fazendo balé, teatro e divulgando seus talentos, isso nos move a cada vez mais a trabalhar por uma sociedade mais justa em relação ao amor ao próximo e entender suas dificuldades e problemas, só assim teremos um futuro melhor com menos preconceitos.

(Eliana de Almeida Figueiredo)


















































FOTOS DA PALESTRA SOBRE PSICOMOTRICIDADE



PSICOMOTRICIDADE







































Dr. Francisco Rosa Neto, palestrante do primeiro dia da Semana Temática do Magistério, em 27/10/2008, às 19:00 horas.

SEMANA TEMÁTICA DO MAGISTÉRIO

A Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette está de parabéns, além de proporcionar aos seus alunos um ensino de qualidade, neste ano surpreendeu a todos. É costume, nesta unidade escolar, acontecer, anualmente, uma semana de palestras, com temas referentes à educação, dirigida especialmente aos alunos do Curso Profissionalizante do Magistério com formação na Educação Infantil e Séries Iniciais. No entanto, neste ano de 2008, esse educandário foi além, lançou cursos de aperfeiçoamento dando oportunidades não somente aos alunos do Curso de Magistério e educadores da própria escola, como também a ex-alunos e outros professores da rede municipal e estadual.

Aconteceu no período de 27 a 31 de outubro de 2008, das 19:00 às 22:00 horas, a Semana Temática do Magistério, com um total de 20 horas:

· dia 27/10/2008, com o palestrante Dr. Francisco Rosa Neto foi abordado o tema “Psicomotricidade”;
· dia 28/10/2008, com a diretora da APAE de Tubarão, a professora Sulane Pizzollo Stupp o tema exposto foi “Educação Especial”;
· dia 29/10/2008, o professor Manoel Machado Francisco o assunto em pauta foi “Repensando o Ensino da Matemática”;
· dia 30/10/2008, o Dr. Valésio Bittencourt explicou sobre os “Direitos da Criança e do Adolescente”;
· dia 31/10/2008, finalizando a psicopedagoga e orientadora educacional, professora Ludimar Teresa de Oliveira fez “Reflexões sobre a Prática Escolar”.

Os participantes, um grupo de 70 pessoas, além de terem uma semana de aperfeiçoamento que contribuiu muito para a formação profissional de cada cursista, estão muito satisfeitos, pois também vão receber um certificado que será muito útil quando forem atuar no Magistério Estadual e Municipal.

FOTOS DA E.E.B.DR. OTTO FEUERSCHUETTE